Otoplastia: O que é? Como é feita a cirurgia?

Comments · 90 Views

A consulta de avaliação para a otoplastia é agendada conforme o desejo do paciente e disponibilidade do cirurgião plástico Volta redonda cirurgiao plastico especialista em blefaroplastia.

A consulta de avaliação para a otoplastia é agendada conforme o desejo do paciente e disponibilidade do cirurgião plástico. Nela, o especialista irá entender a queixa do paciente, examinar as estruturas que possam estar alteradas e propor o procedimento mais adequado para o caso. Neste momento, o cirurgião plástico Volta redonda explica para o paciente as possibilidades de melhora e a técnica a ser utilizada. São solicitados exames pré operatórios para identificar o risco cirúrgico e diminuir os riscos de complicações. Em geral, a cirurgia de otoplastia é considerada permanente e os resultados obtidos costumam ser duradouros. Em casos raros, pode ocorrer a recidiva da deformidade, ou seja, a orelha pode voltar a ficar "de abano". Para minimizar esse risco, é fundamental seguir todas as recomendações do médico e realizar o acompanhamento pós-operatório corretamente.

1 Exames necessários

Ou seja, remete aos procedimentos para corrigir defeitos e deformidades da orelha externa ou reconstruir uma orelha defeituosa ou deformada por problemas congênitos ou trauma. Além disso, em alguns casos é necessário evitar o uso de determinados medicamentos, principalmente os que possam aumentar os riscos de sangramento. É importante lembrar que qualquer mudança na rotina de remédios deve ser acompanhada pelo médico. Através da cirurgia, pode ser dado uma forma mais natural e equilibrada das orelhas no contexto facial. A cirurgia pode também corrigir pequenas deformidades beneficiando a aparência e contribuindo para a elevação da autoestima.

O plano de saúde cobre os procedimentos pós-operatórios?

Embora haja essas recomendações de idade, é importante mencionar que até o início da adolescência as cartilagens das orelhas são mais maleáveis, melhorando o resultado alcançado. De fato, o que ficamos mais preocupados são a formação dos hematomas, alergias ou infecções. Essas complicações são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico, assim, os cuidados são semelhante. O curativo deve ser mantido por um período de horas, com a faixa que você sairá do centro cirúrgico. No caso das orelhas constritas, a cartilagem se apresenta de deformada, criando uma aparência de "orelhas espremidas". Já a macrotia é uma condição em que as orelhas são maiores do que o normal, sendo desproporcionais em relação à cabeça. As orelhas de abano são aquelas em que a borda da orelha é curvada, assim cria-se uma aparência de "orelhas de coelho".

Qual o tipo de anestesia?

Como falamos acima, o plano de saúde pode cobrir esse procedimento caso haja indicação médica e seja uma cirurgia reparadora. Durante a cirurgia, pequenos nervos são lesados, porque há deslocamento da pele para que se corrija a forma da cartilagem da orelha. Por conta disso a sensibilidade é prejudicada, mas ela costuma voltar ao normal gradativamente. Nos primeiros 21 dias a orelha apresentará um leve inchaço e vermelhidão, que diminuem gradativamente com o passar das semanas. É comum sentir latejamento em dias quentes, mas essa sensação também tende a diminuir com o tempo.

O que é o Doutor Orelhinha

Então, apenas quando o médico avalia um caso ele pode definir quais são os procedimentos adequados e estabelecer um preço justo. Por isso, os médicos recomendam não fumar durante pelo menos 1 mês após a cirurgia. Quando o paciente é fumante, o médico também recomenda parar com o cigarro 15 dias antes da otoplastia. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas nas 48 horas que antecedem o procedimento. Sobre o uso de remédios, o seu médico é responsável por orientá-lo sobre o consumo e até mesmo a suspensão qualquer medicamento com efeito anticoagulante 15 dias antes da cirurgia. Os médicos recomendam a anestesia local pura, anestesia local com sedação ou a anestesia geral.

Qual o tipo de anestesia utilizado na otoplastia

É importante mencionar que a técnica fechada não serve para todos os tipos de orelhas e, por isso, é uma opção limitada quando comparada com a cirurgia tradicional, que corrige definitivamente o formato e o tamanho das orelhas. Mantenha o rosto sempre virado para cima, nunca para o lado, porque as orelhas não podem apoiar-se no travesseiro. No caso da orelha proeminente, por exemplo, é preciso passar por consulta com médico, assistente social e outros profissionais do setor público que comprovem o prejuízo psicológico oriundo do aspecto estético. Entenda como é feito o procedimento, que outras características das orelhas podem ser corrigidas e quais são os resultados esperados. A correção deste tipo de deformidade não é puramente estética, já que o aspecto físico em questão está relacionado a impactos sociais, como problemas de autoestima, e bullying, principalmente na infância e na adolescência. Você sabia que a consulta pré-anestésica é obrigatória antes de qualquer procedimento cirúrgico, mesmo aqueles que envolvem apenas sedação?

O que verificar antes da consulta?

Na fase adulta, cirurgiao plastico especialista em blefaroplastia o procedimento para mudar a aparência das orelhas pode ser feito a qualquer momento.Essas abordagens não apenas carecem de eficácia comprovada na resolução dessa condição, mas também podem ocasionar desconforto e irritação na pele sensível dos pequenos.A associação realiza periodicamente mutirões em diferentes cidades brasileiras e possui um site para credenciamento.Recomenda-se que a paciente leve roupas confortáveis para o hospital e, sob nenhuma circunstância, realize a otoplastia em um consultório particular ou dentro de uma clínica.Estes e outros problemas são responsáveis pela crescente busca pela otoplastia para crianças.

A microtia ou anotia é uma condição congênita caracterizada pela orelha que não se formou completamente. Assim, baseamos os graus na quantidade de alterações anatômicas presentes na orelha em questão. Tem pacientes com pequenas alterações e grande incômodo, outros com grandes alterações e não apresentam incomodo algum. Para saber mais a respeito da otoplastia, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Álvaro Sá.

O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.Com a finalidade de corrigir esses problemas, o cirurgião faz uma otoplastia de redução.A cirurgia de otoplastia, ou técnica aberta, é o método tradicional para mudar a aparência das orelhas, seja de forma estética ou reparadora.Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas.Já que o ideal é chegar para a cirurgia bem descansado, uma boa noite de sono é muito bem-vinda e vai ajudá-lo a se manter calmo e a ter uma ótima recuperação.Durante o período de cicatrização é recomendável não praticar atividades físicas e evitar a exposição ao sol.A segmentação Ambulatorial também faz cirurgias, entretanto são procedimentos mais simples e que não exigem internação.

Além disso, deve-se usar a faixa de otoplastia nos primeiros 15 dias após a otoplastia, durante 24 horas por dia, retirando apenas para tomar banho. Algumas pessoas podem ter dor e, por isso, o médico pode indicar o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios para reduzir o desconforto. Depois de terminar a otoplastia, os cortes são fechados com pontos absorvíveis e é colocado um curativo nas orelhas, que deve permanecer por cerca de 48 horas, conforme orientação médica. Portanto, o Doutor Orelhinha é um projeto dedicado a transformar a vida de pessoas insatisfeitas com suas orelhas, proporcionando-lhes uma aparência que as faça sentir-se mais felizes e confiantes. Por outro lado, a anestesia local com sedação intravenosa é uma opção em que o paciente recebe uma medicação sedativa através de uma veia, proporcionando relaxamento adicional. Nesse caso, o paciente permanece acordado, mas geralmente está em um estado de sonolência leve.

As correções de orelha minimizam as deformidades e corrigem assimetrias de forma, tamanho e angulação. Alguns outros casos podem ser traumas ou alterações congênitas dos ouvidos externos, ou orelhas constritas. Ela é realizada em locais especializados, sejam clínicas ou hospital, e pode ser feita em crianças ou adultos. As manchas vermelhas na pele podem indicar doenças como Zika, rubéola ou uma simples alergia.

Tendo isso em vista, é importante salientar que as orelhas em abano podem ser um fator limitador na vida do paciente, causando problemas de autoestima e confiança. Por essa razão, os indivíduos optam por realizar a cirurgia o quanto antes e isso difundiu muito a otoplastia. Ou seja, atualmente esse procedimento é muito comum e traz diversos benefícios para a vida do paciente. A cirurgia de otoplastia deve ser feita sempre por um profissional especializado, ou seja, um cirurgião plástico credenciado, em local que possua todos os recursos necessários para o procedimento. Durante o procedimento, devido ao efeito da anestesia, o paciente não sente nenhuma dor.

Durante o período de recuperação também é comum que o paciente tenha edema (inchaço) e equimose (mancha roxa) nas 3 primeiras semanas. O procedimento é indicado tanto para adultos quanto para crianças com a famosa "orelha de abano" que geralmente se sentem incomodados com a aparência das orelhas grandes. Essa cirurgia pode ser feita no SUS de forma gratuita, porém, pode ser um longo processo e só são aceitos casos em que o paciente apresenta alterações psicológicas advindas do aspecto visual das orelhas. A cirurgia da orelha é realizada com anestesia local e sedação, enquanto em pacientes mais jovens pode ser preferível à anestesia geral. O processo leva de 30 minutos (se for realizada em apenas uma orelha) a 1 hora (se for feito em ambas). Hoje eu estou cumprindo uma promessa que havia feito para mim mesmo há um tempão.

Comments